Coaching Vocal

Profissional da voz

Os profissionais da voz são aqueles que dependem da voz  como seu instrumento de trabalho e que necessitam de um tipo específico de qualidade vocal para manter-se na função, como os professores, operadores de telemarketing, locutores, jornalistas, políticos, cantores, atores e dubladores.

Fazendo um paralelo, como um jogador de futebol, que tem omaior risco de ter problemas no joelho, os profissionais da voz são pessoas de alto risco a apresentarem alterações vocais.

Fonoaldiólogo

O papel do fonoaudiólogo é de diagnosticar e reabilitar, junto ao otorrinolaringologista, o paciente que apresenta lesões nas pregas vocais, procurando entender o universo desse profissional e ajudá-lo a minimizar os riscos de voltar a ter os problemas tratados.

Cabe ao fonoaudiólogo prevenir os sintomas comuns que aparecem nos profissionais da voz, como cansaço no final da jornada, perda de voz, rouquidão, desconforto para falar ou cantar, além do aperfeiçoamento dessas vozes de acordo com a demanda e o tipo de voz necessário a cada profissional.

Treinamentos

Se você não apresenta nenhum dos sintomas citados, mas acredita que poderia projetar melhor a voz no canto ou no teatro; se as pessoas reclamam que sua dicção não é boa; se possui dificuldades de fazer, por exemplo, agudos no canto; se ao falar em público, sua voz fica não fica como gostaria ou ainda, se necessita construir a voz de um personagem, masvtem receio de prejudicar-se, consulte um fonoaudiólogo. Ele o ajudará a compreender os mecanismos da sua voz, a modificá- la e o auxiliará no aperfeiçoamento da sua comunicação.

Vocal coaching

A Fale Melhor oferece assessoria vocal e consultoria para grupo ou individual, com o objetivo de promover o desenvolvimento vocal, comunicativo e interpretativo do cliente de acordo com suas necessidades.

Assessoria vocal e preparações

Acompanhamento em shows e espetáculos para realização de aquecimento vocal. Preparação de voz para uma apresentação, show, espetáculo, gravação de disco.

Musicalização

A música possui um papel importante na educação das crianças, contribuindo para o desenvolvimento psicomotor, socialização, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem.

A estimulação musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, capacidade de interação e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.

Um recurso muito interessante a ser usado com crianças que apresentam dificuldades na aquisição da linguagem são as músicas. Além de ser um recurso motivador, alguns estudos indicam que a música contribui para melhorar a atenção, a memória, o processamento semântico e tem um efeito positivo também nas emoções. Muitos estudos indicam também os benefícios da música para crianças com Síndrome de Down, Autismo, casos de Lesões Cerebrais e para a aprendizagem.

Assim como as músicas escolhidas para o trabalho com a linguagem devem estar de acordo com o objetivo que se deseja alcançar, considerando as necessidades e dificuldades da criança. O projeto tem como objetivo unir a música com o instrumento proporcionando para a criança a experiencia de ter não só o contato com o instrumento, mas também aprender a tocar.

A área da Fonoaudiologia por meio da musicalização favorece as habilidades auditivas como:Coordenação motora fina e corporal; Memória auditiva; Discriminação auditiva; Orientação espacial; Vocabulário; Atenção; Estimulação de linguagem, Reduz a ansiedade. As estimulações de linguagem com músicas podem conter vocabulários divididos nas categorias semânticas (animal, frutas, meios de transportes, cores, objetos). Poderá conter utilização de apoio visual como a apresentação de imagens que represente o objeto cantando desenvolvendo a discriminação auditiva/visual e aumentando o vocabulário.