Fonoaudiologia Clínica
Atrasos de Aquisição de Linguagem
A aquisição da linguagem é o processo pelo qual a criança
aprende sua língua materna.
É através da linguagem a criança tem acesso, antes mesmo de começar a falar, a valores, crenças e regras, adquirindo os
conhecimentos de sua cultura. A medida que a criança se
desenvolve e cresce, seu sistema sensorial, incluindo a
audição e a visão, se tornam mais apurados e refinados e,
desta forma ela alcança um nível linguístico e cognitivo mais elevado.
Para falar, são necessários dois aspectos:
Aspectos fisicos:
• Possuir o centro de linguagem íntegro (sistema nervoso
central)
• Possuir o aparelho fonador íntegro (estruturas envolvidas no
processo de fala: musculatura orofacial e órgãos
fonoarticulatórios como língua, lábios, pregas vocais)
Aspectos do meio ambiemte:
Escutar, aguardar e observar o que a criança tem à manifestar:
gestos, vocalizações e olhares, procurando dar sentido a esses
comportamentos, estímulos do meio ambiente e meio social
na qual a criança está inserida, oferecer segurança física e afetiva.
A linguagem corresponde ainda a uma das habilidades mais
especiais e significativas dos seres humanos, envolve o
desenvolvimento de quatro sistemas interdependentes: o
pragmático, que se refere ao uso comunicativo da linguagem
num contexto social; o fonológico, envolvendo a percepção e a
produção de sons para formar palavras; o semântico,
respeitando as palavras e seu significado; e o gramatical,
compreendendo as regras sintáticas e morfológicas para
combinar palavras em frases compreensíveis. Os sistemas
fonológicos e gramaticais conferem à linguagem a sua forma.
No desenvolvimento da linguagem, duas fases podem ser
reconhecidas: a pré-lingüística, em que são vocalizados
apenas fonemas (sem palavras)- até aos 11-12 meses de
idade; e, posteriormente, a fase lingüística, momento em que a
criança começa a falar palavras isoladas com compreensão. A
criança vai progredindo nesta escala de complexidade no
processo de aquisição, que é contínuo, devendo ocorrer de
forma ordenada e sequencial.
Os estágios de desenvolvimento em aquisição da linguagem
A trajetória do desenvolvimento da linguagem se dá
passando pelos seguintes estágios (de uma forma
aproximada, tendo em vista a singularidade de cada criança):
• balbucio – produção de sons: vogais (3-4 meses);
• consoantes e vogais (em torno dos 6 meses);
• primeiras palavras – entre os 10 e 12 meses;
• enunciados de uma palavra – em torno dos 12 meses;
• crescimento vocabular grande – entre os 16 e 20 meses;
• fase telegráfica – primeiras combinações de palavras,
entre os 18 e 20 meses;
• explosão vocabular – entre os 24 e 30 meses;
• domínio das estruturas sintáticas e morfológicas, entre
os 3 anos e 3 anos e meio;
É importante ressaltar que devemos estar atentos a intenção
comunicativa das crianças, isto é, à intenção de comunicar-se e
expressar-se. Esta intenção pode ser demonstrada através da
linguagem não oral por mudanças na mímica facial, utilização
de gestos, produção de sons de forma contextualizada, etc.
Emergências Vocais
Passar pela experiência de acordar rouco, com voz fraca e dor ao falar pode ser comum para algumas pessoas. Imagine que você tem um show para fazer a noite, o que fazer?
O termo emergências vocais, é um momento em que a fonoaudióloga avalia o paciente, conversa com o médico e orienta sobre ações que devem ser utilizadas para evitar o afastamento em suas atividade profissionais.
É indicado para cantores, atores, professores, pastores e padres, advogados, juízes, promotores, repórteres, radialistas, operadores de telemarketing, leiloeiros, políticos, dubladores, vendedores, etc.
Lembre-se: Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Evite situações de emergências.
Atraso de linguagem
O atraso de linguagem caracteriza-se pela ausência ou retardo
no surgimento da linguagem oral, na idade em que isso
normalmente ocorre.
As causas mais frequentes do atraso de linguagem são:
• estimulação ambiental deficiente
• bilinguismo
• fatores hereditários
• problemas orgânicos
• distúrbios emocionais
O atraso de linguagem se manifesta de forma evolutiva não
satisfatória ou com dificuldades através de:
• vocabulário deficiente para a idade;
• dificuldade para estruturar sentenças;
• dificuldade para organizar o pensamento;
• dificuldade de compreensão;
• dificuldade para relatar fatos acontecimentos ou
vivenciados;
• narrativa truncada apoiada em gestos e fala ininteligível
geralmente acompanhada de alteração na articulação.
É importante não deixar de considerar o fato de que há uma
considerável variação individual nos padrões do crescimento
do vocabulário inicial de cada criança, nem todas as crianças
apresentam as mesmas respostas, em termos de aquisição de
linguagem.
O tempo de tratamento varia de um indivíduo para outro e
também de outros fatores como: aceitação e motivação do
paciente, ambiente familiar, causa do problema, etc.
Call Center
Nos dias de hoje, a função do operador de telemarketing é otimizar a captação direta e manutenção dos negócios, propiciando a satisfação dos clientes.
A comunicação oral é o único instrumento de trabalho do teleoperador. Para torná-la mais expressiva a Fonoaudiologia enfoca a saúde da voz, da fala,da linguagem e outras habilidades, como atitudes de assertividade e dinamismo.Naturalidade e auto-percepção,
incluindo qualidade e dinâmica vocal na composição da expressividade oral e as escolhas lingüístico-discursivas.
Autismo
A incapacidade qualitativa na interação social, na comunicação verbal e não verbal, na atividade imaginativa e um repertório restrito de interesses, são considerados sintomas clássicos de Autismo podendo se manifestar durante a infância até os 3anos de idade.
As diferenças e semelhanças entre os quadros clínicos de
indivíduos com alterações nos aspectos citados determinam a
ideia de uma inter-relação entre estes transtornos, levando em consideração que as desordens encontradas não prejudicam igualmente todas as funções em um mesmo nível, por isso que o nome mais adequado para esta patologia seria Transtornos do Espectro Autístico (TEA), envolvendo todas as
manifestações de esperadas.
A maioria das crianças autistas não apresenta déficits em todas as áreas de desenvolvimento e que muitas possuem um
ou mais comportamentos disfuncionais por breves períodos de tempo ou em situações específicas. Além disso, há outros
aspectos também importantes tais como o funcionamento
familiar, suporte social, estimulação comunicativa entre outros.
O diagnóstico e o tratamento de pacientes pertencentes ao
TEA envolvem uma equipe multidisciplinar que contenha:
médicos psiquiatras e neurologistas, fonoaudiólogos,
psicólogos, pedagogos e terapeutas ocupacionais. Com
crianças pequenas, a prioridade terapêutica deve ser o
desenvolvimento da linguagem verbal e não verbal, o
estímulo à interação social, a educação especial além da
promoção de suporte familiar. Já com adolescentes, os alvos
seriam a adequação das habilidades sociais (rotinas, regras,
comportamento, convenções morais), terapia ocupacional e
sexualidade. Com adultos, questões como as opções de
moradia e tutela deveriam ser focadas.
Com relação a intervenção fonoaudiológica o objetiva-se: 1)
estimular o desenvolvimento social e comunicativo; 2)
aprimorar o aprendizado e a capacidade de solucionar
problemas; 3) diminuir comportamentos que interferem no
aprendizado e no convívio em sociedade; e 4) ajudar as
famílias a lidarem com o autismo, através de orientações que
estimulem as capacidades do paciente e a tornem cada vez
mais funcionais e elaboradas.
Bera Peate
É o exame do Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico e tem por objetivo avaliar a integridade funcional das vias auditivas nervosas, desde a orelha interna até o córtex cerebral. Com ele é possível determinar se existe ou não perda auditiva, assim como precisar seu tipo e grau.
Caso exista perda auditiva é possível saber se ela é decorrente de lesões na cóclea, no nervo auditivo ou no tronco encefálico. É um teste indolor, não invasivo, que pode ser realizado em crianças e adultos, utilizado também para monitoramento das funções mencionadas em pacientes em estado de coma.
São colocados fones para que o paciente receba os sons e
pequenos eletrodos, que irão registrar os impulsos elétricos
gerados como reação aos estímulos sonoros recebidos. O
paciente deverá estar deitado, o mais relaxado possível. Em
crianças, o exame é realizado durante o sono.
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Estamos aqui para ajudar você a alcançar o melhor resultado em sua saúde vocal, auditiva e comunicativa. Em nossa clínica, cada paciente é tratado com atenção personalizada, visando sempre o bem-estar e a qualidade de vida.
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